Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2016

TURISMO PEDAGÓGICO

É o segmento que envolve atividades relacionadas à educação de um grupo de pessoas. Obstina a oferecer aprendizado em certas áreas do conhecimento, seja cientifico histórico, cultural ou literário, por isso demandam profissionais especializados que irá acompanhar o grupo na área a qual se orienta o roteiro.

As viagens de estudos têm a intenção de contribuir para o crescimento humano, social e educacional, podendo auxiliar as instituições de ensinos na missão de disseminar o conhecimento. Por isso quem mais consomem este tipo de turismo são as escolas e faculdades.

A idéia da viagem educacional é quebrar o cotidiano maçante a sala de aula e oferecer aos colegiais passeios interativos. Também busca aproximar os alunos da vida, mantendo-os conectados ao ambiente; procura interagir com as pessoas e conscientizar dos problemas socioculturais. Como defendido por Ansarah “ É por intermédio do querer saber mais, da percepção, que o ser humano desenvolve seu censo analítico” por isso a importância de unir turismo e escola.

Segundo Ansarah “O turismo pedagógico ocorre no tempo letivo, sendo um complemento de estudo, ao contrario do turismo convencional, que ocorre nas férias”. Para este fim os museus são os lugares mais adequados desenvolver atividades educacionais.


Museu Catavento (Ciência )

É um museu construído na Palácio dos Industriais em São Paulo. A construção possui uma área de 4 mil metros quadrados e 250 instalações. É dividido em 4 espaços que mostram o universo, a vida, o engenho e a sociedade. 

Palácio dos Industriais

Entrada do museu

O museu é constituído de peças e videos interativos que tem a finalidade de educar o visitante. É um espaço dedicado essencialmente a ciência, física e biologia. 













Museu do Futebol (Entretenimento)

É um museu que busca apresentar o esporte mais popular do Brasil, o futebol. Foi montado no Estadio Municipal Paulo Machado de Carvalho. Nele é exposto objetos, fotos, maquetes, camisa dos time e videos que mostram a evolução deste tipo de esporte. 


Entrada

Fachada do estádio



Logo na entrada é expostos botões com os símbolos dos times. Também há peças deste tipo de jogo de mesa. Estes objetos remetem ao futebol jogado de forma não profissional, mas popular.







Gramado do estádio 

Museu do Ipiranga (História)

É um museu que pertence a universidade de São Paulo. Foi construído no local onde deu-se os eventos histórico que culminou com a proclamação da Independência do Brasil. A construção foi idealizada em 1884 pelo arquiteto e engenheiro Tommaso Gaudenzio Bezzi.  O estilo arquitetônico é o eclético é foi inspirados no Palácio de renascentistas. 

Possui um rico acervos histórico composto por mobiliá, objetos arqueológicos, cerâmica, e obras de artes.     




Museu da Língua Portuguesa(Literatura)


É um museu temático dirigido a Língua Portuguesa que tem a finalidade de instruir o visitante sobre o idioma que herdamos. Além de contribuir para a formação cultural e histórica dos frequentadores, o museu resgata a importância da literatura para a construção da identidade nacional. 

O museu foi inaugurado em 20 de Março de 2006. Logo tornou-se um dos museus mais visitados do mundo. 




As instalações foi montada no belo prédio da Estação da Luz. A área total do museu é de 4,333,63 metros quadrados e está dividido em três andares. 



Entrada do Museu





















Neste dia estava sendo realizado uma exposição sobre a poetisa Cora Coralina( pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas). A escritora nasceu em 20 de Agosto de 1889  e faleceu em 10 de Abril de 1985 







Pinacoteca de São Paulo (Arte)


É o mais antigo museu de arte da cidade de São Paulo, sendo inaugurado em 1905. Inicialmente foi projetado por Ramos de Azevedo e Domingo Rossi para ser o Liceu de Arte e Oficio.  

Esta instituição guarda importantes obras que representa a história da arte no Brasil. A Pinacoteca localizada-se próxima à Estação da Luz, na Praça da Luz, 2 Luz São Paulo- SP















A exposição itinerante do artista Matisse ocupou uma dos locais. Henri Matisse nasceu em 31 de Dezembro de 1869 e morreu em 3 de Novembro de 1954.












Nenhum comentário:

Postar um comentário