Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2016

TURISMO RELIGIOSO

Está forma de turismo é motivado pela crença em algum ser divino. Geralmente serve para prestar homenagem à personalidade sacra, pagar promessa, agradecer orações atendida ou para relembrar evento especifico, com exemplo do ultimo, temos grupos de religiosos que vão a Jerusalém para conhecer o local onde Cristo foi crucificado. 

Não é de hoje que as pessoas viajam por causa da fé. Desde épocas antigas devotos se deslocam para participar de algum ato religioso, por isso podemos disser que este tipo de modalidade é a mais antiga. Mais antiga até do que o próprio termo turismo e toda estrutura que hoje conhecemos de mercado turístico. 

As Olimpíadas, por exemplo, era mais do que um evento esportivo, tinha como finalidade primordial homenagear Zeus; no Egito antigo, o complexo de templo em Luxor era local de visita e cerimonias religiosas e o templo de Salomão era lugar obrigatório de peregrinações para o povo Judeu.

O habito de visitar lugares santos perpetuou até os tempos modernos. No mundo temos inúmeros lugares onde o turismo religioso é a fonte econômica. Dentre os quais está o Vaticano, a cidade de Fátima em Portugal, Guadalupe no México e a Gruta de Lourdes na França, etc.

No Brasil o município de Aparecida é um dos maiores centro religioso do país. Segundo o ministério do turismo, a cidade recebe cerca de 10 milhões de pessoas por ano.





Foto do arquivo de família Soares, onde pode-se vê um grupo de religiosos em visita ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Note que a basílica encontrava-se ainda em construção. 

Tipos de Viagens religiosas. 

Romaria: É quando os religiosos viajam para conhecer lugares santos. 


Peregrinação: Viagens com a finalidade de pagar promessas ou votos a santos. 

Viagens de Penitencia: o religioso buscar redimir alguma falta cometida contra Deus e assim livrar do pecado. 

Retiro espiritual: É quando os indivíduos deslocam-se para um lugar longe do cotidiano e entra em retiro místico. As atividades experimentada durante a sua estadia, permitirão fazer um exame de consciência e assim repensar o rumo da vida. 

Festas de confraternizaçãoAs festividades garantem aos turistas um momento menos tenso com relações as atividades do trabalho. Cria, assim uma atmosfera de êxtase que afasta o individuo das preocupações da vida cotidiana. Dentro do grupo, o homem deixa ser uma unidade e integra-se ao coletivo. Desta maneira cria-se laços que podem ser momentâneos ou permanentes. 

As festa, como qualquer outro evento, podem ter um dia fixo no calendário ou não. 


Festa de São Gonçalo. Apresentação da Cavalhada


Festa de Santa Efigênia em Itabirito com apresentação da Congada 



Grandes eventos: Trata-se de um acontecimento ocasional que costuma atrair um número significativo de participantes. Nesse é oferecido espetáculo de dança, apresentação de bandas e até performance teatral.

Exemplos Cristo é o show, Jornada Mundial da Juventude. 


Atividades religiosas Católicas 

Os eventos Católicos são dotados de rituais. Dentre eles há há: 
Missa que é a celebração da Eucaristia, 
Profissão é um grupo de pessoa que caminha ordenadamente de um lugar sacro a outro
confissão Revelação dos pecados a um sacerdote. 

Referência 

Turismo Religioso http://www.belohorizonte.mg.gov.br
/atrativos/turismo-religioso

http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/01/viagens-motivadas-pela-fe-mobilizam-cerca%20de-18-milhoes-de-pe

                                                         
Leia sobre segmentação do mercado turístico http://espacodeturismo.blogspot.com.br/2011/07/segmentacao-de-mercado-tipo-de-turismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário