Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 10 de abril de 2016

TURISMO SOLIDÁRIO


O turismo solidário é considerado a forma de turismo onde o visitante vai descobrir potencialidades ocultas em regiões predominantemente carentes tanto sociais e econômicas. Através deste contato busca aflorar o sentimento humanista, mostrando realidades de regiões desfavorecidas.

A presença do turista solidário pode subsidia o desenvolvimento local. Já que pode surgir novas oportunidade de negócio, proporcionando um aumento de emprego. Fato importantíssimo, pois este tipo de turismo é implantado justamente em locais com baixo índice de desenvolvimento humano. Podendo acarretar melhoria na renda local. Também há a valorização dos bens culturais e naturais, estimulando iniciativas para o registro e a preservação.

Esta alternativa possibilita a valorização do jeito de ser, da rotina campestre, do artesanato local, da gastronomia, das manifestações populares e das belezas naturais. Os praticantes deste tipo de turismo e convidado a participar do cotidiano da comunidade hospitaleira. Compartilhando assim experiência, idéias e conhecimentos. Geralmente os meios de hospedagem são as casas dos moradores, possibilitando um cotado mais próximo com os habitantes.

Atividades que podem ser praticadas pelos turistas, dependendo da escolha de cada um:

· Caminhadas em trilhas à local que tenham fortes atrativos naturais.
· Oficina de artesanato em geral.
· Assistir manifestações populares como canto, danças, rezas, teatro etc.
· Participar de jogos populares.
· Matricular em aulas de culinária local.
· Cuidar de animais e hortas.
· Ouvir contadores de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário