Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2016

TURISMO DE EVENTO


A industria do turismo está sempre dependente do ambiente externo. Esse fato traz tanto beneficio como malefício. Um dos fatores externos que influência no sistema turístico e a diferença entre a alta e baixa temporada.

Na alta temporada (férias, feriados e finais de semana) devido ao grande fluxo de turista, há ganhos tanto para os empresários como para a comunidade. Os hotéis e restaurante ficam cheios, o artesanato é vendido com mais facilidade e a mais possibilidade de emprego. Já na baixa temporada há uma perda dos ganhos, porque há menos movimento de pessoas. Assim para diminuir esta diferença as cidades estão apostando no turismo de evento.


A vantagem dos eventos é que eles podem ser realizados na baixa temporada. Além de haver variadas opções no nicho, dentre os quais a os ligado aos esportes, tecnico cientifico,  culturais e de negócios.

Na elaboração do evento é movimentada várias empresas como as organizadoras, montadoras de feiras, agencia de publicidade, gráficas e as proprietárias dos espaços para o evento. Há também a contribuição de outras empresas que não estão ligadas diretamente a organização do evento mas, que são essenciais dentre os quais restaurantes, hotéis, lojista, locadoras de veiculo etc.Já no espaço do evento é fundamental a presença de vários profissionais como segurança, carregador, eletricista, motorista, faxineiro. Assim pode-se verificar como o evento gera emprego para os diversos profissionais e favorece o efeito multiplicador.

Os eventos também são um meio de divulgação da cidade, pois quando o turista participa e aprecia acaba relatando sua experiência a outras pessoas retornado em eventos posteriores. Por isso os eventos devem ser bem planejado para não criar uma imagem positiva no imaginário das pessoas participantes.

Em Tiradentes os principais eventos são o Festival Gastronômico de Tiradentes e a Amostra de Cinema, a finalidade destes eventos é gera renda para o município e promover a cidade, pois, as pessoas que viajam para participar dos eventos, também acaba conhecendo a riquezas históricas da cidade, como museu, chafariz, cadeia, casarões, artesanato, igrejas e capelas do período Colonial e também as belezas naturais, dentre os quais cachoeiras e as Unidades de conservações Serra São José.

Durante o festival gastronômico e montada uma agenda cultural que inclui shows, exposições, peças teatrais, etc. Além de ser possível experimentar pratos feitos por chefs brasileiros e internacionais.

Outro evento de destaque é a Amostra de cinema em Tiradentes. A amostra foi criada em 1998 com a missão de promover o cinema brasileiro, integrar o publico com as produções nacionais e estimular a criação artística.

Em Janeiro de 2006 nos dias 20 e 28 ocorreu a nona edição com o tema livre pensar. A programação e bem diversificada pois, além da apresentação de filmes acontece oficinas, debates, mesas redondas, seminário e espetáculos teatrais. A seleção dos melhores filmes e feito através de um júri popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário