Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

sábado, 9 de abril de 2016

TURISMO SUSTENTÁVEL

O desenvolvimento do turismo tem que obedecer a capacidade territorial de receber estrangeiros, visto que o aumento desenfreado pode acarretar danos, muitas vezes irreparáveis, à localidade receptora. Por isso precisa-se estabelecer limites no crescimento, para garantir que os recursos sobrevivam às gerações futuras.

O Turismo sustentável apóia-se na idéia de desenvolvimento responsável da atividade turística, sem que esta cause danos à localidade, ou seja, os recursos devem ser consumidos de forma contrabalançar a manutenção dos mesmos. Para que isso funcione é necessário promover estratégia que privilegie a conservação do ambiente e das questões sociocultural.

Os responsáveis pelo planejamento do turismo devem seguir os princípios listados abaixo:

  • Medidas de conservação ambiental.
  • Planejamento e operação necessitam ser intersetoriais e unificas.
  • Harmonizar interesses particulares e coletivos.
  • Deve-se procurar manter uma postura ética de respeito ao lugares de apelo turístico. Respeitando o povo, aos hábitos cotidianos, as cultura, etc.
  • Estímulo a comunidade anfitriã a assumirem o papel de liderança no planejamento e no incremento do turismo. Procurando auxiliar a entidade envolvida.
  • Trabalhar em cima de informações minuciosas obtidas através de pesquisas e analise de dados.
  • No decorrer de todas as etapas de desenvolvimento e operação, devem-se privilegiar programas de avaliação, supervisão e controle, para que a população local possa colha os frutos do turismo.
O incremento do turismo sustentável pode atender as necessidades econômicas e sociais e ainda conservar a inteiramente os recursos culturais e ecológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário