Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2018

A CONQUISTA DA HONRA (Propaganda de guerra)

O Filme gira em torno da famosa fotografia de Iwo Jima, onde os americanos ergueram a bandeira dos EUA no monte Suribachi. Este ato representaria a conquista da ilha, pois ela era considerada um ponto estratégico para os bombardeiros ao Japão. A narrativa é contada sobre o ponto de vista de três americanos comuns. Um enfermeiro, John Bradley; um índio, Ira Hayes; e um soldado René Gagnon 

Logo após o combate, a fotografia seria usada como ferramenta de marketing, tornando três dos retratado em personalidades. O prestigio gerado também transformaria numa forma de arrecadação financeira, já que anteriormente as autoridades estavam com dificuldade de angariar dinheiro e os recursos para continuar a guerra ficavam cada vez mais escassos. Além do mais, foi uma forma de ganhar a adesão da população aos planos de prosseguir com a invasão. Os americanos estavam desanimados com a demora dos combates e a foto deu-lhe um novo brio. 


O filme busca retrata como o povo americano imagina seus heróis. Eles os veneram como se fossem estrela de Hollywood. No entanto cada envolvido no fato reagem de forma diferente a fama. René fica fascinado com a popularidade repentina. Ele não entende que é apenas um instrumento midiático e que este tempo iria passar. Ira Hayes, descendente de índio, tem a consciência que não é um herói. É um dos mais injustiçados da história, pois as mesmas pessoas que glorificam o seu feito, são a mesma que o rejeitam sua etnia. Por ultimo John Bradley, como é um socorrista foi o que teve maior contato com o horror da guerra. Assim não vê a batalha como algo enobrecedor e sim uma memória dolorosa.

Todo este espetáculo é construído para camuflar a realidade das batalhas. Na guerra os soldados estão apavorados, desanimado, inseguros e com vontade de retornar para casa. Para mostrar este contraste, as cores das batalhas tem um tom saturado e são bem impactantes, com imagens de morte, explosões, corpos mutilados. Diferencia-se do tom colorido e do clima de festa promovida em terra norte americana.

A narrativa não segue uma sequencia cronológica. Desenvolve-se por meio de recordações dos próprios soldados ou das pessoas que iriam sucedê-los. Para isso utilizou-se varias cenas de montagem paralelas e imagens semelhantes. Tanto o figurino quanto o cenário são perfeitos em retratar os anos 40.


Assim Em busca da honra se distingue ao narrar às consequências da guerra, reação dos personagens com o fato, e a política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário