Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2018

AS CARTAS DE IWO JIMA (Exemplos de Lideranças)

As cartas são os documentos históricos encontrados na ilha de Iwo Jima. Foi escrita pelo general Tadamichi Kuribayashi, na época em que estava entrincheirado nas cavernas, criadas para resistir aos ataques americanos.

Ao contrario de “A conquista da honra”. Este revela o lado japonês da história, centrando mais no confronto em si. Ele mostra a preparação para o ataque e a própria luta contra os americanos e sua trágica derrota diante do poderio norte americano.

Neste filme os personagens que mais sobressai e o comandante Tadamichi Kuribayashi e o soldado Saigo. Sendo que o primeiro é o ponto forte da história. Ele é um líder formal reconhecido pela patente militar, ou seja, alguém que foi legitimamente elevado ao comando de um grupo de pessoas, através de um titulo general. É ele quem planeja as estratégias para evitar o ataque americano. Começa estudando o relevo do campo de batalha e usa-lo ao seu favor. Assim promoveu ataques de lugares menos provável, pegando os adversários de surpresa. Já Saigo em algumas cenas impõe-se com um líder informal. Esse é caracterizado por não ter um titulo oficial, mas o poder de influência sobre os outros o faz ser considerado como tal. Saigo dar conselhos, anima os desperançosos e auxilia um dos amigos a fugir. Ele conhece bem a mente do seu superior, o comandante Tadamichi. Consegue deduzir qual será o seu plano.

O general Tadamichi conhecia bem o seu inimigo, pois passou 2 anos no centro militar de Washington. Assim sabia onde e quando os americanos iriam atacar. Conhecia também o poderio militar do seu adversário e por isso tinha consciência que os japoneses seriam derrotado. Então seu plano era resistir ao máximo, para causar o maior número de baixas nos soldados rivais.

O filme é narrado como se fosse uma retrospectiva. Em 2005 arqueólogos trabalhavam no local que foi o campo de batalha. Dentro de um dos tuneis escavam o local onde estão as cartas. Logo o tempo retrocede, em imagens semelhantes, para o ano 1945. Saigo escava trincheira na praia da ilha.

As cores são saturadas o que combina com o relevo do lugar. Além de dar uma atmosfera trágica, ideal para cenas de guerras. Os figurinos e o cenário estão de acordo com a época em que ocorre todo o acontecimento. Já os atores conseguiram construir muito bem seus personagens. Mesmo os coadjuvantes se destacam em algumas partes da história. Cada um deles tem a sua importância na narrativa e por ele vemos a dificuldades dos combatentes como fome, falta de munição, medo, distancia do convívio familiar e mal estar físico.

Deparamos também com a figura do herói japonês que é quase sagrada. Os japoneses têm o habito de visitar os túmulos, pois eles ainda cultuam os antepassados. Eles homenagem seus heróis mortos, levando oferendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário