Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 24 de dezembro de 2017

HISTÓRIA DA CIDADE DE MARIANA- MINAS GERAIS


Mariana é a cidade conhecida pelo seu pioneirismo em muitos aspectos. Foi a primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. Sua longa história retratada em sua arquitetura remete ao período de descobertas, representação religiosa, expressões artísticas e busca pelo ouro.


A história do município começa em 16 de julho de 1696, quando a bandeira de Salvador Fernandes Furtado de Mendonça achou ouro no Ribeirão Nossa Senhora do CarmoNo entorno do rio, desenvolveu o arraial que recebeu o nome de Nossa Senhora do Carmo. Logo se tornou a responsável na administração do controle do ouro. 





Nos períodos seguintes o lugar foi um dos mais importantes fornecedores deste minério para Portugal e, posteriormente transformou-se na primeira vila criada na Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Onde também foi fundada a primeira capital.  


No ano 1745 o local ganharia o nome, pelo qual é conhecido nos dias de hoje. Isso porque o rei de Portugual, Dom João V, elevou a vila para categoria de cidade, chamando-a de Mariana. O nome foi escolhido em homenagem Maria Ana D’Austria, sua conjure. 




Nesta mesma época a cidade converteu-se na sede do primeiro bispado mineiro. Em vista disso, foi conduzido, do Maranhão, o bispo D. Frei Manoel da Cruz. Sua jornada perdurou por um ano e dois meses e foi apontada como um feito importante no Brasil Colônia. 



Com tanta relevância adquirida fez-se necessário reorganizar a estrutura física da cidade. Já que a região era sucessiva a constante inundação causada pelo seu traçado irregular, muito presente em aglomerações nascidas dos primitivos arraiais de mineradores. A antiga vila havia sido devastada parcialmente numa enchente em 1742 e a orientação recebida de Lisboa foi de construído um novo centro urbano. O responsável pela reorganização de seu traçado urbanístico foi o engenheiro português engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim, fundador, em 1738, da Aula de Fortificação e Arquitetura Militar no Rio de Janeiro. No ano 1745 o engenheiro estava prestando serviço em Ouro Preto, quando foi encarregado de criar o plano de reconstrução da cidade, na margem oposta do Ribeirão do Carmo. As ruas retilíneas e praças retangulares são o perfil desta primeira cidade planejada de Minas.



Esta figura datada entre os anos de 1796 a 1801, mostra ao mesmo tempo os aspectos de uma planta vista, ora parte elevada, ora em perspectiva que traz indícios das inundações ocorridas na cidade, nos últimos anos do século XVIII. A imagem retrata o casario solido, construído conforme o modelo determinado pelo projeto de Alpoim, em 1745-1747. Em destaque encontra-se a Sé, com sua fachada simples, aspecto comum nas igrejas mineiras nos meados do século XVIII. Na extremidade direita, verifica-se a letra 'R' a conhecida Praça do Pelourinho, onde encontra-se a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, vista lateralmente, e do outro lado a fachada da igreja de São Francisco.


Além de manter preservadas construções centenárias. Mariana também foi o berço de algumas personalidades importantes na cultura brasileira. Entre eles estão o poeta e inconfidente Cláudio Manuel da Costa, o pintor sacro Manuel da Costa Ataíde e Frei Santa Rita Durão, criador do poema “Caramuru”. 



Precursora no requisito comunicação, em 1730, foi implantada a primeira agência dos Correios no Estado. Essa era conhecida como “Correio Ambulante” e fazia ligação entre Rio de Janeiro, São Paulo e a capital mineira.



No ano de 1945, Mariana obteve do presidente Getúlio Vargas o título de Monumento Nacional. Devido a importância de seu patrimônio histórico, religioso e cultural, à ativa influência na vida cívica e política do país, colaborando na Independência, no Império e na República, para a construção da nacionalidade brasileira.


Mariana não é mais capital do estado, mas em todo dia 16 de julho, Dia de Minas é realizando uma cerimônia simbólica na Praça Minas Gerais. O governador instala-se na cidade durante o evento cívico.



Mariana é uma dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro, faz parte da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real. Um município reconhecido em 1945 como Monumento Nacional. É cheio de riquezas do período em que começou a ser moldada a história de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário