Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O QUE É TURISMOLOGIA?

Turismologia é a ciência que tem o turismo como fonte de estudo. Ela empenha-se em entender e analisar o turismo em seu contexto. Associa-se as ciências sociais e as ciências econômicas. Essas são fundamentais para que os elementos do turismo não fossem estudados separadamente.

A palavra "turismologia" originou-se em 1966. Quem criou este termo foi Pierre Defert, mas foi Zivadin Jovicic que o difundiu. Em 1972 Jovicic e seus companheiros cientistas criaram a revista titulada Turismologia. O termo se popularizou porque era de simples compreensão linguística.

O cientista que se dedica ao estudo desta atividade social é chamado de turismólogo ou bacharel em turismo. A função deste profissional é planejar a atividade turística em sua totalidade; analisar os possíveis impactos ambientais e sociais; criar roteiros; organizar eventos; verificar a capacidade de carga; administrar os empreendimentos turísticos; catalogar atrativos; diagnosticar as potencialidades e as deficiências; selecionar qual o melhor segmento a ser trabalhado e criar ações que favoreça a conscientização da comunidade sobre a relevância do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. Dentre outras funções, pois é impossível descrever todas, visto que o turismo é uma área diversificada e multidisciplinar. Há varias formas de turismo, de modo que vai se criando varias áreas de acordo com as necessidades profissionais apresentadas.

Recentemente o turismólogo teve a sua função reconhecida por lei. No dia 19/01/2012 a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.591. Esta foi publicada no Diário Oficial.  
VER EM: http://espacodeturismo.blogspot.com.br/2012/10/lei-que-regulamenta-profissao-de.html

Veja também TURISMÓLOGO VERSUS BACHAREL EM TURISMO: http://espacodeturismo.blogspot.com.br/2012/12/turismologo-e-bacharel-em-turismo.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário