Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

sábado, 12 de maio de 2007

INHOTIM Museu de Arte Moderna

Descrição da Atividade 



Atividade: Visita técnica 

Data: 12/05/2007 

Local: Museu de Arte Moderna de Inhotim, na cidade de Brumadinho

Nome da Instituição: Centro Universitário Newton Paiva 

Redação do relatório 



A atividade desenvolvida durante a visita técnica foi observar o acervo e o espaço do Museu de Arte Moderna de Inhotim. Os alunos não tiveram um visita guiada, mas para auxiliar no deslocamento, um dos funcionários do distribuiu mapas. A turma foi dividida em grupo e cada um foi para um lado do museu.

Durante a visita, pode-se verificar que o acervo é composto não só de peças da arte contemporânea, mas também, de palmeiras, patas-de-elefante, macaúbas,Tamboril dentre outros exemplares e de alguns animais como cisne, pato, gansos e pavão. O ambiente é agradável com lagos, jardins áreas para alimentação e inúmeras galerias espalhada que permite a um passeio intelectual pela arte contemporânea.

As obras mais apreciadas pelos alunos foi a Rodoviária de Brumadinho e Abre a Porta de John Ahearn e Rigoberto Torres, porque é uma obra de fácil linguagem e demonstra o cotidiano das pessoas comuns de Brumadinho. Em Abre a Porta é importante observar a representação de alguns personagens como o congado, a policia, um violeiro e uma funcionaria grávida do museu. Outra obra que deve-se considerar é a 40 part motet de Janet Cardiff a qual apresenta a gravação de um coral, é possível verificar as diferentes sonoridades saindo de caixas de som em uma perfeita harmonia. 

Além de atividades ligada ao intelectual a reserva do museu é um lugar ideal para quem prefere descansar, fazer caminhada, piquinic ou tira foto para álbum de casamento, 15 anos etc. Em uma verificação superficial é percebido que o espaço é freqüentado por famílias pertencente a classe alta, para se ter certeza deve-se executar um trabalho de pesquisa de campo em vários dias, através de aplicação de questionário elaborados. Assim poderá confirmar ou negar esta hipótese.

Apesar do museu ser um excelente espaço para o lazer, necessita de um centro de informações turísticas para orientar e divulgar a cidade de Brumadinho. O centro seria um espaço importante para a memória da cidade, para conhecer a historia da cidade e a cultura local. 

Outra observação é que as obras pertencente ao acervo são de artistas internacionais e nacionais, não são obras de artistas locais, por isso o museu deveria abrir espaço para a comunidade expor seus trabalhos, assim estas obras seriam divulgadas. 

Se existe ingresso mais barato para pessoas carentes

A alimentação é cara



Relevância para o aprendizado 


A visita técnica foi fundamental para os alunos do curso de turismo porque, permitiu conhecer um museu diferente dos de Belo horizonte onde é possível integrar atrativos ecológicos com o intelectual. Também permitiu aos alunos conhecer os artistas e as obras que fazem parte da arte contemporânea como Janet Cardiff, Franz Ackermann, John Ahearn e Rigoberto Torres.