Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2016

A TRADIÇÃO DO PRESÉPIO



No final de ano é costume brasileiro montar o presépio, que é uma forma de encenar o nascimento de Jesus Cristo. Este tipo de representação é vista praticamente em cada canto. Seja nas praças da cidade, nas lojas ou em varanda das residências. O presépio, junto com árvore, papai Noel, guirlanda, pisca-pisca, é um dos símbolos importante do natal. Ele deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do senhor.

O primeiro presépio montado no Brasil foi no ano de 1552. A iniciativa de criar a cena foi do famoso padre José de Anchieta. Ele construiu a narrativa como uma forma mostrar o nascimento de cristo aos índios e colonos. Desde então esta tradição religiosa passou a fazer parte do nosso jeito de ser.


Segunda a tradição crista, o termo presépio originou do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. Ele foi inventado por São Francisco de Assis no ano 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Naquele tempo, a Igreja não admitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco sabia da importância de rememorar de alguma forma a natividade de Jesus Cristo, por isso pediu uma exceção, a qual foi concedida. 


A finalidade do santo, em montar o presépio, era promover a fácil entendimento do nascimento de Jesus.


Na representação cada personagem tem o seu significado.


Animais simbolizam a natureza e também a vida simples campestre.



Pastores foram os primeiro a receber a revelação do nascimento do salvador. Também simboliza a humildade do homem do campo.


Anjo é o mensageiro de deus. Geralmente segura uma faixa com a frase: “Gloria in excelsis Deo”, (Glória a Deus nas alturas).



Estrela - Indica a direção para se chegar ao salvador.



Reis Magos - Belchior, Gaspar e Baltazar simbolizam a ciência, pois eram conhecedores de astronomia, medicina e matemática. 



Ouro é uma indicação de realeza, pois era um presente oferecido aos reis.


Incenso simboliza a divindade, um presente dado aos sacerdotes.


Mirra significa o sofrimento e a eternidade. É um presente profético.


São José - pai adotivo de Jesus.



Maria - Mãe do Menino Jesus.




Menino Jesus Filho de deus que assumiu a condição humana para salvar a humanidade.




Curiosidade: Epifania do Senhor é uma festa religiosa cristã celebrada no dia 6 de janeiro. Conhecido como o ‘Dia de Reis’. 


De acordo com a tradição cristã, seria o dia que os reis Magos visitaram o menino Jesus. Nesta data, encerram-se os festejos natalinos – sendo o dia em que se desmonta os presépios e são retirados todos os enfeites natalinos.
 
Fotos de presépios

Presépio do Parque Mmunicipal de Belo Horizonte





Presépio da Praça São Sebastião