INTRODUÇÃO
Em uma sociedade onde se vive para o trabalho, a festa
tem sua importância, porque significa a quebra da rotina. O homem realiza suas
tarefas pensando neste momento de extravasar, por este motivo, as festas
brasileiras são expressas como alienação, inversão de valores, quebra da moral
e confusão, ou seja ruptura de uma ordem social. Mas esta idéia nem sempre é correta. A festa
pode ser apresentada como afirmação de valores e reflexões, dentre os quais
pode-se citar a Semana Santa, que ao relembrar o sacrifício de Cristo e sua
reconciliação com a humanidade remete a uma reaproximação de valores cristãos que às vezes é perdido no
dia a dia.
Em Minas Gerais, a Semana Santa ganha um significado
especial principalmente, pelas igrejas barrocas e a tradição católica do povo
mineiro, além disto há uma movimentação da comunidade para ornamentar a cidade,
através de chamativos como os tapetes feitos de serragem, reforçando a
espiritualidade. São estes ingredientes
que atraem alguns turistas .
A cidade mineira Santa Luzia
apresenta diversas manifestações religiosas, dentre estas se pode referir a
Semana Santa que ganha um significado especial, principalmente, por sua
conservação tradicionalmente secular, vivenciada pelos moradores e turistas. Como
exemplos temos as cerimônias realizadas em Igrejas Barrocas, e nas proximidades
das ruas do santuário de Santa Luzia, acontecem as procissões e as confecções
de tapetes feitos de serragem, que estão presentes na cidade com este atrativo para os turistas.
Este trabalho visa investigar os
aspectos culturais, sociais e turísticos da celebração da Semana Santa, na
cidade de Santa Luzia, e mostrar a sua relevância histórica, sendo pouco divulgada e
reconhecida como as demais cidades históricas.
JUSTIFICATIVA
A Semana Santa de Santa Luzia pode
se tornar um grande atrativo turístico por ser uma festa tradicional, criativa,
espiritual, popular e diversificada. Apesar de
haver uma carência em divulgação
e a comunidade não estar habituada a receber turistas, além disto, não tem o
conhecimento da importância dos atrativos da cidade de Santa Luzia.
A festa em Santa Luzia ganha elementos especifico, pois apresenta
duas cerimônias, uma na parte alta da cidade e a outra na parte baixa. As duas
realizam as mesmas cerimônias, rituais, mas
percebe-se algumas diferenças entre ambas. A primeira tem os tapetes e a
cerimônia e mais trabalhada e rica. A segunda é uma cerimônia
mais simples. Não há um estudo
que registre a história e os elementos desta festa. Esta pesquisa não visa o
melhoramento da cidade, mas, possibilita a vivência dos momentos importantes da
cerimônia para a comunidade. Este trabalho permite trazer benefícios a
população e a cidade, trazendo uma valorização da cultura através da divulgação
nos meios acadêmicos. Para os alunos e professores da Newton Paiva este
trabalho será uma forma de enriquecer seus conhecimentos sobre a simbologia da
Semana Santa da igreja católica na cidade de Santa Luzia.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Pesquisar a Semana Santa em seus aspectos culturais,
sociais e organizacionais e turísticos.
Objetivos específicos
- Verificar a infra-estrutura da cidade de Santa Luzia
- Observar os fatores culturais que envolvem a Semana Santa
- Mostrar a organização social da festa
- Averiguar a importância da festa para a população e o turista
- Descrever o significado simbológico que envolve cada etapa da festa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo a autora Rita Amaral, as festividades brasileiras não são um
momento de alienação, mas, de aprendizado, porque, apresentam elementos que
constitui o comportamento, as relações e experiência de uma comunidade, porém
estes apresentam de maneiras diferenciadas em varias regiões do país. Ela pode trazer
também benefício à população como; investimentos e crescimento econômico
através do turismo.
De acordo com Durkheim no texto de
Rita , toda festa mesmo as não pertencentes a uma religião, tem características
religiosa, porque, cria uma atmosfera de êxtase que afasta o individuo das
preocupações da vida cotidiana, na qual o individuo não é só ele, mas, parte do
coletivo desta maneira revive laços da consciência coletiva que são ás vezes
perdidos. As festividades garantem as pessoas um momento menos tenso com
relações as atividades do trabalho.
Para Nelson Quadros Vieira Filho, o termo
patrimônio é variável. Anteriormente era relacionado apenas como herança
familiar. Posteriormente na França, o governo criou leis para proteger os
monumentos históricos. Com a criação do patrimônio nacional tentou unificar as
referências culturais de uma comunidade. Assim, patrimônio é entendido como
herança da identidade e minoria coletiva ou individual.
Em ocasião ao crescimento
tecnológico, especialmente dos meios de comunicação, transporte e informações,
possibilitou uma nova interpretação do termo identidade. Pois devido a
globalização pode-se encontrar pontos em comum em diferentes culturas, como a padronização no atendimento
dos hotéis, venda dos produtos McDonalds e o comportamento onde há maior
liberdade para os adolescentes.
Patrimônio é um grupo de bens que um
individuo ou comunidade possui. É dividida em: natural.
“formação
física, biológica e geológica excepcionais, habitats de espécie animais e
vegetais ameaçados em áreas que tenha valor cientifico de conservação ou
estético”.
Já
o patrimônio cultural engloba a criação humana de bens tangíveis e intangíveis,
caracteriza-se pelo seu valor histórico, cultural, cientifico ou antropológico,
como, edificações, festas, musicas, gastronomia, comportamento, crenças, enfim
todos estes ingredientes atraem os turistas.
Em 1970 cresceu a mentalidade da
valorização de patrimônio como memória coletiva através do qual pode se
reconhecer a identidade. Por isso o contato do homem com meio ambiente deve ser
feito de maneira equilibrada procurando sempre a preservação.
Preservar é manter as referencias das
expressões culturais e ambientais, de modo que a sociedade reconheça e valorize
suas identidades. Desta maneira é
obrigação da união e do município proteger o patrimônio através de
inventario que registre característica da oferta; planos diretores que podem
estabelecer formas de proteger o patrimônio urbano, o tombamento que impede a
destruição ou descaracterização de bens coletivos.
Apesar de todas as iniciativas há uma
dificuldade por parte do governo de manter o patrimônio preservado. Uma das
idéias de preservação que encontra resistência tem a finalidade lucrativa pela
iniciativa privada ou uso pelos órgãos do estado.
Conforme Gustavo Pereira a “Semana Santa é
uma festa litúrgica”, ou seja, é baseada na leitura da bíblia, “presente no
calendário católico brasileiro com data móvel”, pois, cada ano é apresentado
num dia diferente.
METODOLOGIA
Para a realização do trabalho foi
feito um estudo de caso, através de entrevistas com a comunidade e envolvidos
na festividade. Também desenvolvemos uma pesquisa em textos jornalísticos
buscando informações de dados referentes a questão da Semana Santa.
Foi necessário fotografar momentos
da Semana Santa para registrar o evento com e transmitir as imagens dos
acontecimentos ocorridos durante a celebração.
Pôde-se
detectar a infra-estrutura e equipamentos através de pesquisa de campo, que
permite uma análise acadêmica do local, e perceber suas deficiências e
potencialidades na área do turismo.
ESTUDO DE CASO: SEMANA SANTA
Aspectos Sociológicos Adjacentes ás Festas
ORIGEM
A festa surgiu dos
costumes judaicos. A princípio era uma festa para a passagem do rebanho que era levado de um pasto mais
fraco para outro viçoso, essa passagem tinha o nome de ‘’dia da Páscoa’’. A
festa já existia antes de Moisés, mas, ela veio a se tornar mais forte a partir
da festa dos pães azemos, que significava o momento em que o povo de Israel
celebrava no princípio da colheita. Podemos encontrar essa narrativa da páscoa
judaica, no livro do Êxodo 12:1-13 que descreve a luta pela libertação do povo
de Deus da escravidão Egito. Esta festa é familiar e celebrada na noite de lua
cheia no princípio da primavera no 14º dia do mês das espigas.
Em 325 o
concilio ecumênico de Nicéia decidiu que a páscoa seria celebrada um domingo
depois da primeira lua cheia da primavera evitando que a festa fosse comemorada
no mesmo dia da páscoa judaica, logo depois o concilio vaticano II criou um
decreto para determinar o domingo certo
estabelecendo definitivamente um calendário, e adotou o nome Tríduo
Sacro, que significa: paixão,morte e ressurreição do Senhor para celebrar o
mistério pascal, junto com o domingo de ramos, e os três dias depois dele
formam a semana santa, onde ocorre a preparação espiritual mais próxima na
grande festa da páscoa ou ressurreição.
A Semana Santa
tem como objetivo recordar a paixão e a ressurreição de cristo iniciais com a
entrada de Jesus (o messias), em Jerusalém, montado em um jumento.
O mito
fundador é representado pela morte e ressurreição do salvador, de nome Jesus
A Semana Santa é uma comemoração mista, pois, tem
características religiosas que seguem uma tradição desde a crucificação até a
ressurreição de Cristo. Durante este período, há um ritual profano onde
acontece a Queima do Judas (um dos doze seguidores de Jesus, que o traiu),porém
não faz parte da programação religiosa. É uma brincadeira criada pelas
comunidades brasileiras,como uma forma de vingar a traição de Judas para com
Jesus.
Em alguns bairros de Santa Luzia
existe essa tradição da queima do Judas, que tem como fim a sociabilização.
É uma festa restauradora,porque nela ocorre um
ciclo, no qual a igreja Católica tenta lembrar aos fiéis o seu verdadeiro
destino usando uma passagem bíblica onde se diz: “lembra-te homem que és pó, e
ao pó voltarás”.
A Semana Santa é uma cerimônia aberta para
todos os fiéis interessados em reviver este evangelho,vida e morte de
Jesus, através das encenações do período
da “Paixão de Cristo”. Mas a cerimônia possui também uma participação fechada,
onde tradicionalmente se passa de pai para filho, todo o ritual de preparação
dos detalhes da festa,que são os vestir as imagens, ornamentar a igreja,
carregar as imagens , bordar os mantos das imagens, participar da encenação do
lava pés.
RITUAL
Quaresma
É uma cerimônia que se inicia quarenta dias
antes, na quarta feira de cinzas,logo depois do carnaval, neste dia os fiéis
iniciam um período de reflexão e são encorajados a participarem através de sacrifícios de renuncias de alguns prazeres e
comprimento de promessas, que só terminará depois da Semana Santa, no Domingo de Ressurreição
Durante este período é usado roxo tanto na veste sacerdotal quanto na decoração da igreja. O roxo simboliza o sentimento de penitencia e conversão.
1º Dia: Domingo de Ramos:
Foi instituído no século IV como forma de relembrar a
entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, saudado com os ramos de palmas e
galhos.
Na Bíblia a
chegada de Jesus a Jerusalém é contada nos evangelhos de São Mateus 21:1-11;São
Marcos 11:1-11;São Lucas 19:28-44 e São João 12:12-19.
Atualmente
esta celebração tem dois momentos:
1) As bençãos dos ramos de oliveira ou palmeira são
abençoadas pelos fieis para serem colocados em uma cruz ou nas casas ou sobre
algum jazigo no cemitério como sinal de compromisso com Cristo e simbolizando a
força da vida e a esperança da ressurreição.
2) A missa- neste momento é feita uma reflexão sobre a morte e ressurreição do
Senhor.
[
2º Dia:segunda feira santa
Jesus é ocultado pelos
seus discípulos. Em Santa Luzia nessa procissão ele segue dentro de um caixote
de madeira chamado baldaquino, o som que se ouve é fúnebre.
3ºDia:Terça- Feira Santa
Acontece a
procissão de Nossa Senhora das Dores,aonde Maria vai à procura de seu filho
Jesus . Nessa procissão chamados passos da paixão ocorrem uma pausa em todas as capelas, para que se faça
orações.
Nossa Senhora das Dores |
4ºDia:Quarta Feira Santa:
É uma procissão que simboliza o encontro do filho com
a mãe. Nessa cerimônia ambos saem de Igrejas diferentes, e depois se encontram
na frente da Matriz.
Conforme
os princípios da igreja católica os três dias citados acima são uma preparação
para o Tríduo sacro, que são os dias da crucificação, morte e ressurreição de
Jesus.
5ºDia:Quinta-Feira Santa:
Dentro da igreja é realizadas a celebração da Santa
Ceia e a cerimônia de Lava Pés,instituída pelo concilio de Toledo em (634).
Naqueles dias, Jesus reuniu-se com os seus discípulos para a ceia da páscoa.
Antes, Cristo lavou os pés de cada um de seus apóstolos. Desta maneira ele
queria ensinar para os seus discípulos a humildade. Logo em seguida, Jesus
sentou-se à mesa, abençoou o pão e partindo-o em doze pedaços que corresponde
aos seus doze apóstolos e comeu o pão, tomou um cálice de vinho, e repartiu aos seus discípulos para comerem e beberem.
Jesus
disse- “Faça assim para lembrar-se de mim quando não estiver mais aqui”.
Depois do século V aconteceram dois acréscimos:
1) A criação do tabernáculo provisório- com o objetivo
de transportar o que sobrou da ceia, seguindo um ritual de honra. Este
tabernáculo é considerado pelos fieis como sendo o sepulcro de Cristo.
2) Não se deve ter toalhas, flores e ornamentos no
altar- com o objetivo de representar o sofrimento de Cristo na cruz.
Na manhã de
quinta feira acontece a missa da unidade e
benção dos santos óleos, neste dia os sacerdotes renovam suas promessas.
No final da
cerimônia acontece a adoração ao santíssimo sacramento, que é o amor
instituído por Cristo.
Em Santa Luzia este é considerado um dia de velório,
nas casas são colocadas toalhas roxas e velas.
6ºDia:Sexta-Feira Santa:
Neste
dia são relembradas a paixão e morte de Jesus.é um dia de respeito, silêncio e
simplicidade, é quando se deve recordar, entender o sofrimento, a dor de Jesus
e a refletir sobre a absolvição de todos os pecados da humanidade. Ele é
condenado pelos Judeus e depois crucificado. nesse dia ocorre a arrumação da
Igreja e ao anoitecer acontece uma encenação do descimento de Jesus na cruz. O
padre faz o sermão e o sino não é tocado. Durante a cerimônia é mostrada toda a
passagem do sofrimento de Jesus na cruz, seguindo um ritual com a encenação de
todas as imagens bíblicas. A procissão é seguida com a banda tocando músicas
fúnebres e há o ritual de passar o perfume na imagem deitada para seguir a
procissão. Isso simboliza Maria limpando o sangue de Jesus depois de sua morte.
A celebração é dividida em:
1) Paixão proclamada- liturgia da palavra
2) Paixão invocada- oração solene universal, onde a
igreja pede pelas comunidades do mundo inteiro
3) Paixão venerada- adoração da cruz,local onde se
concentra a dor de Jesus.
4) Paixão comungada- comunhão eucarística.
Neste
dia também é lido o relato da paixão de cristo e se faz as procissões da via
sacra, que é o caminho da cruz com as quinze estações,em grandes preces em favor da igreja e pelo mundo e depois é
feita a adoração da cruz.
Via-sacra
São as quinze estações que ajudam os fieis a passarem
por um caminho espiritual e a compreender de uma forma melhor a pessoa de Jesus
e o amor que ele demonstrou pela a humanidade:
1ª Estação:Jesus é condenado a morte
2ªEstação:Jesus carrega a cruz
3ªEstação:Jesus cai pela primeira vez
4ªEstação:Jesus encontra sua mãe
5ªEstação:Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz
6ªEstação:Verônica enxuga o rosto de Jesus
7ªEstação:Jesus cai pela segunda vez
8ªEstação:Jesus consola as mulheres de Jerusalém
9ªEstação:Jesus cai pela terceira vez
10ªEstação:Jesus é despojado de suas vestes
11ªEstação:Jesus é pregado na cruz
12ªEstação:Jesus morre na cruz
13ªEstação:Jesus é descido da cruz
14ªEstação:Jesus é colocado no sepulcro
15ªEstação:Jesus ressuscita dos mortos
7ºDia:Sábado de Aleluia:
À noite,
começa com a reunião dos fiéis fora da Igreja junto a uma fogueira. O
celebrante manifesta, que a Igreja convida a todos a se manter em vigília e
oração. Tem inicio a celebração da luz, que compreende a benção do fogo da
procissão da ocultação e do Círio Pascal,que é o símbolo de Cristo
ressuscitado. O sacerdote com uma punção, traça uma cruz; depois marca uma
parte superior à letra alfa,que é a primeira letra do alfabeto grego
significando o principio, e no inferior a letra Omega,que é a última letra do
alfabeto grego significando fim. A vigília pascal é considerada a grande festa
dos cristãos, com a liturgia mais solene. É à noite de vitória da vida sobre a
morte, da alegria e da festa.
1) A celebração da luz – acontece diante de uma
fogueira. Neste momento se acende o Círio pascal. Os fiéis se reúnem ao redor
da fogueira de forma comunitária. Tradicionalmente esta fogueira era acessa
através do atrito de duas pedras, para fazer alusão a Cristo que é também chamado
de pedra angular, ou seja, a pedra básica da construção. Outro significado é
que do túmulo escuro de pedras nasce a luz para o mundo.
2) A celebração do Círio - Este objeto representa o
Senhor ressuscitado como luz para as trevas humanas. Seguir o Círio pascal,
durante a procissão simboliza, estar segundo a Jesus que é a Luz do mundo e
lembra o povo de Israel, seguidores de Moisés, estavam na escuridão em busca da
liberdade, iluminados apenas por Deus.
3) A liturgia da palavra – neste período acontecem a
leitura de bíblica de nove leituras: sete do Antigo Testamento e duas do Novo
testamento ( cartas e evangelhos). Estas leituras são mediadas por cânticos
para tornar a celebração mais dinâmica e animada.
4) A liturgia Batismal – desde o primeiro século a igreja
faz uma ligação da celebração do batismo com á noite pascal, porque assim
procedia às primeiras comunidades cristãs.
5) A liturgia Eucarística – é o ponto mais importante
desta vigília pascal. È comum nas comunidades rurais realizarem uma
confraternização depois da vigília, para comemorar e celebrar com uma festa
este acontecimento principal na fé cristã. È aconselhado que se estimule todos
os fiéis a participarem desta festa.
8ºDia:Domingo de Páscoa
Esta celebração aconteceu a partir de em 1955, depois
da reforma. Desta maneira o domingo de Páscoa passou a ser mais significativo,
porque domingo é o terceiro dia após a morte de Jesus.Neste dia é realizada uma
procissão seguida do santíssimo sacramento com anjos e uma banda tocando musicas mais alegre. As
famílias preparam nas ruas tapetes com desenhos coloridos e de temas cristãos,
esta é uma forma de homenagear a ressurreição de Cristo.
SÍMBOLO EXALTADO
É um Deus, porque Jesus Cristo é filho de Deus
concebido pelo espírito santo da virgem
Maria. Cristo é também considerado herói, pois viveu aqui na terra como
homem.
Em Santa Luzia
as figuras que vestem as imagens bíblicas usam roupas muita ricas,
ostentando bordados dourados. Dentro da
igreja quando acontecem à cerimônia de lava-pés. O local percorrido pelo
santíssimo sacramento por parte dos fieis é muito rico em flores e toalhas
bordadas e, além disso, acontece desperdício pelos restos da fabricação dos
tapetes feitos de serragens, flores naturais, farinha de trigo, café e bocal.
O Sacrifício é Não digerir carne vermelha e pagar
promessa no dia.
Momentos quentes
Na Sexta-Feira
Santa quando Jesus morre as pessoas se emocionam, o padre faz o sermão falando
sobre a morte de Cristo. Alguns homens vestidos de branco, simbolizando paz,
retiram cada objeto que foi colocado em Jesus durante a crucificação: os
espinhos e os pregos. Uma mulher representando verônica, canta e mostra a
imagem do rosto de Jesus no pano para os fiéis. Este episódio relembra a sexta
estação da via sacra quando ela, seca o rosto de Jesus. Os cristãos levam
perfume para passar no cristo com a função de lavar as chagas.
Domingo de ressurreição: é o momento em que Jesus
ressuscita e é elevado aos céus. Os fieis com ritmos festivos, retiram os panos
roxos de suas casas e colocam os panos brancos e acendem velas. As crianças se
vestem de anjos pela sua inocência e seguem a procissão.
Momentos frios:
Quando termina a celebração e as pessoas voltam para
suas casas.
A COMIDA
A comida não
faz parte da festa, pois, os cristãos se encontram em jejum, não comemcarne
vermelha, apenas branca e a alimentação dos fieis.
O reforço é de segregação, pois cada cristão vai
estar no seu momento intimo de reflexão sobre sua fé.
A festa acontece nas igrejas e nas ruas onde passam
os cortejos. Os lugares da festa são: Igreja da Matriz, do Rosário, Conceição,
Nossa Senhora do Carmo, nas ruas como a direita, Floriano Peixoto, Serro e
Silva Jardim.
O descanso é feito nas residências dos fieis.
A socialização da festa ocorre depois da
ressurreição, às pessoas se soltam e trocam sorrisos e até choros de emoção.
Observa-se que a cidade de Santa Luzia tem alguns
comércios que não funcionam durante a semana santa, e a cada dia o sino é
tocado com sons diferentes conforme a celebração do dia.
A socialização
dos indivíduos é feita quando a comunidade como um todo se empenha na
realização da festa. Há uma confraternização de alegria e comemoração.
A
cidade está localizada na Zona Metalúrgica de Minas Gerais (Quadrilátero
Ferrífero), na Região Central da Macro-região Metalúrgica e Campo das Vertentes
de Minas Gerais. Municípios Limítrofes são: Jaboticatubas, Lagoa Santa,
Vespasiano, Belo Horizonte, Sabará, Taquaracu de Minas.
VIAS DE ACESSO
Rodovias
As
Rodovias de acesso que podem ser utilizadas para se chegar a Santa Luzia são as
MG-145, BR 262 que interligam as BR’S 381 e 040, e a MG 433, que uni a sede do
distrito de São Benedito a Belo Horizonte e o Aeroporto Internacional Tancredo
Neves. Também pode se chegar a Santa Luzia através da MG 020, pela Avenida das
industrias, ligando assim Belo horizonte a cidade.
Obs:
Tem projetado a Via 050, um novo anel rodoviário para a Região Metropolitana,
que cortará o município na Região Norte, próximo a Pinhões.
Aeroportos Próximos
Santa
Luzia não tem nenhum aeroporto próprio, sendo assim os mais próximos da cidade são
os aeroportos Tancredo neves que fica localizado em Confins a 30km da cidade, o
da Pampulha a 10km, onde só se realiza vôo domestico e o aeroporto Carlos
Prates que é de classe particular localizado a 25km.
Ferrovias
Município servido pela Ferrovia Centro Atlântica
(FCA), Estrada de Ferro Vitória Minas, da CVRD, que opera o Terminal Santa
Luzia, ramal de transposição ferroviário de Belo Horizonte.
Meios de Transporte
Para
se chegar à Santa Luzia, de Belo Horizonte ou de outras cidades é utilizado
como meio de transporte ônibus, sendo que quem reside na cidade utiliza também
carros, motos e charretes.
CIRCUITO TURÍSTICO
Santa Luzia participa de dois programas turísticos, a
Estrada Real e o Circuito do Ouro. Este circuito foi desenvolvido e apoiado
pela Secretaria de estado de Minas Gerais, no qual o objetivo é promover o
turismo, difundir a cultura, gerar empregos e renda para os municípios que
participam, e preservar o meio ambiente. “Fazem parte do Circuito os municípios
de Barão de Cocais, Belo Vale, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Catas Altas,
Congonhas, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova lima, Ouro Branco, Ouro Preto,
Piranga, Raposos, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia e São Gonçalo
do Rio Abaixo”.
A Estrada Real é um circuito turístico que visa os
caminhos trilhados pelos colonizadores desde a descoberta do ouro em Minas
Gerais, ela passa por 8 municípios do Rio de Janeiro, 7 de São Paulo e 162
municípios de Minas Gerais, valorizando a rota por onde o ouro brasileiro
circulava no Brasil colônia.
TIPOLOGIA DO EVENTO
A
Semana Santa é uma festa religiosa, comemorada pelos cristãos de Santa Luzia
com muita fé e respeito, é um período de reflexão sobre a vida e a morte de
Jesus.
OFERTA TURÍSTICA
Atrativos Turísticos
· Conjunto arquitetônico da Rua Direita: Casario do período colonial mineiro, tombado pelo
Patrimônio Histórico Municipal e Estadual, com algumas edificações protegidas a
nível federal.
· Igreja Matriz: Santuário de Santa Luzia, localizado à Rua Direita, datada de 1748,
abriga obras do barroco mineiro e pintura do Mestre Athayde, em seus
riquíssimos altares entalhados e recobertos de ouro.
· Igreja
do Rosário: Localizada à Rua Direita, edificado em 1751 pela Irmandade dos
Negros.
· Solar Teixeira da Costa: Localizada à Rua Direita, edificado em 1842.
Atualmente abriga a Casa da Cultura, o
Museu Aurélio Dolabela, e a Diretoria Municipal de Cultura.
· Solar da Baronesa: Localizada à Rua Direita, tem como destaque suas esteiras pintadas no
estilo Asteca, vai abrigar o Memorial da Mulher Mineira.
· Capela do Bonfim: Localizada na confluência das Ruas Direitas e Floriano Peixoto, sua
construção data de 1711. Possui em seu interior acervo de imagens barrocas e
pinturas no teto da nave.
· Muro de Pedras: Local onde já existia um muro de pedras que serviu de
trincheira durante as revoluções liberais de 1842, tendo neste local sido
travado o combate final. Área de preservação histórica e ambiental que abriga o
Monumento a Caxias.
· Capela do Hospital de João de Deus: localização
no prédio do hospital à Ruas Floriano Peixoto, encontra-se o altar que
primitivamente estava na capela de Santana. Os elementos ornamentais apresentam
características do estilo barroco
português. Trata-se do altar mais antigo da região.
· Fonte dos Camelos: fonte de água cristalina, marco de lenda e tradição.
· Mosteiro de Macaúba: Fundado em 1715, foi o primeiro colégio feminino de Minas Gerais, onde
estudaram as filhas de Chica da Silva com o contratador João Fernandes.
· Fazenda Boa Esperança: Pertence à família Redelvim Andrade, possui
tipologia original do século XIX, com currais encaixilhados por guilhotinas de
vidro, considerada em sua época “ fazenda modelo”. Atualmente pertencendo à
municipalidade, é utilizada como área para promoções de eventos.
· Parque de Eventos MEGA SPACE: Área particular de aproximadamente 300.000 m2, para
eventos (show, feiras, competições), inclusive dotado de pista especializada
para KILÕMETRO DE ARRANCADA. Local:
Avenida das Industrias, Distrito Industrial de Bicas.
· Autódromo da Federação Mineira de Automobilismo: especializado para competições em pista de terra,
situada à Avenida Beira Rio, km 5,5.
· PORTAL Avenida das Industrias: Arrojado projeto arquitetônico de belezas
singulares, dotadas de serviços de informações turísticas e de Posto de
Segurança Publica de PMMG.
· Distrito de Pinhões: sitio de lazer, trilhas ecológicas, e artesanato em barro e palha .
· Distrito de Taquaraçu de Baixo: com seu teatro local, Grupo Folclórico Pastorinhas
e doces artesanais produzidos pela comunidade local.
· Centro cultural Marinha Moreira: Exposição permanente de Artesanato e cursos de
artes e culinária mineira. Rua: Floriano Peixoto, 409.
· Praça Julieta Teixeira de Salles: localizada no Centro Histórico, anexa à Casa da
Cultura, onde é realizada a feira de arte e artesanato luziense aos domingos de
8:00 às 17:00 horas.
· Estação ferroviária: Edificação típica das estações ferroviárias do interior brasileiro,
hoje abrigando a Biblioteca Publica.
· APA de Andrequicé: Localizada na área rural, ocupa a extensão de 1.760 hectares,
preservando fragmentos de Mata Atlântica e vegetação de cerrado (área de
transição), na localidade de Andrequicé, na divisa com o município de
Jaboticatubas.
Infra-estrutura básica
Comunicações:
A comunicação publica da
população de Santa Luzia, pode ser feita através dos correios, da
concessionária Telemar e dos jornais Leia Agora ou o do Muro de Pedra.
Energia
Elétrica:
Quem disponibiliza
eletricidade para toda a cidade de Santa Luzia é a Concessionária CEMIG.
Água
e Esgoto:
Em Santa Luzia quando o
assunto é água e esgoto quem fica responsável é a Concessionária COPASA.
Saúde
:
Na área de saúde Santa Luzia
conta com o Pronto Socorro São Benedito, pronto socorro Sede, e o hospital de São
João de Deus.
Transporte:
Engenharia
de Transito
Cooperativa de Táxi
Expresso
Hotéis:
Os turistas que vão a Santa
Luzia contam com os serviços do Hotel de Lazer Recanto Lago Azul, hotel
Casanova e o hotel Floresta Mágica.
DEMANDA TURISTICA
As cerimônias da paixão de
Cristo, em Santa Luzia tiveram um crescimento maior neste ano com a
participação popular e a força da religiosidade de seus moradores e visitantes.
INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Como a Semana Santa e uma cerimônia
secular não há grandes mudanças no cenário. Na pesquisa de gabinete que a
equipe realizou antes da cerimônia permitiu comprovar na pratica que foi
alcançado e que estava na programação. Foram encontrados elementos próprios da
Semana Santa como a crucificação, os panos roxos, os devotos . acompanhava com
a procissão, as velas e as imagens bíblicas representada pela população com as
mesmas vestimentas, lembrando tudo aquilo que Jesus viveu.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Verifica-se que a infra-estrutura de Santa Luzia
precisa ser melhorada as placas de identificação das ruas estavam em péssimas
condições, encontra se enferrujadas dificultando o leitor. Precisa de
investimentos da secretaria de turismo e cultura para promover mais eventos. A
cidade possui hospitais, vários postos de saúde, hotéis, restaurantes,
faculdade e pousadas. Através da visita a Santa Luzia observa-se fatores
culturais da semana Santa, como a forte tradição da comunidade no empenho da
festa.
A sociedade tem um papel fundamental na cerimônia
religiosa, onde toda a comunidade se uniu, para que o resultado da cerimônia
seja satisfatório. A semana Santa é um período de reflexão único para as
pessoas em que as famílias se reúnem, com reaproximação dos valores tradicionais
da igreja católica.
Para se obter uma grande demanda turística seria
necessário divulgar a cidade e seus atrativos religiosos e culturais,
apresentando a fé cristã de forma atrativa , criativa e emocionante. A prefeitura poderia investir
mais na cidade para que ela seja conhecida e melhorada com o turismo.
A Semana Santa ocorre:
No domingo de ramos comemora a entrada de Jesus a
Jerusalém, as ruas são enfeitadas de ramos para relembrar a alegria a sua
chegada.
Quarta-feira de cinza ocorre a procissão de encontro
onde é mostrado Jesus encontrando com sua mãe Maria
Quinta-feira ,santa ceia e lava pés. Nesta cerimônia
é relembrada a humildade de Jesus.
Sexta da paixão quando ocorre a crucificação de Jesus
na cruz
Sábado de Aleluia onde tem a celebração do fogo e da
luz e a benção da semente
Domingo de ressurreição e comemorado a ressurreição
de cristo e celebrado a benção do santíssimo sacramento.
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