Segundo a professora Barretto “a turismologia é o estudo do fenômeno turístico enquanto fato social (no sentido dado a esta expressão por Durkheim no século XIX). O turismo é o fenômeno em si”
Portanto o fenômeno e o estudo do fenômeno são dois fatores distintos. Essa diferença deveria ser trabalhada com clareza nos cursos de turismo. Pois o aluno seria capaz de saber separar o que é formação para o mercado de turismo e o que é a especialidade dedicada a analise do fenômeno.
Assim sendo o turismólogo é o cientista que se dedica aos estudos dos fenômenos turísticos, independentemente de qualquer referencial teórico. Não necessariamente precisa ter uma formação em turismo, mas tem que ter conhecimento técnico sobre a área. Portanto, além do bacharel em turismo, o geógrafo, antropólogo ou outro qualquer profissional podem desempenhar esta função.
Já o bacharel em turismo é o profissional qualificado para trabalhar em qualquer na área do turismo. Ou seja pode atuar tanto no mercado, trabalhando em cargos nos hotéis, agencia, evento, secretaria municípais, escritório de consultor e de fiscalisação etc, quanto na área de estudo como cientista e planejador da atividade
Veja também o que é turismologia. http://espacodeturismo.blogspot.com.br/2012/12/o-que-e-turismologia.html
Referência
Entrevista com a professora Dra. Margarita Barretto Por Ana Marina Godoy http://www.partes.com.br/entrevistas/entrevistas7.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário