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sexta-feira, 29 de abril de 2016

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Resenha

SWARBROOKE,John; HORNER;Susan Comportamento do consumidor no Turismo. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Aleph.2002


O texto é constituído por quadro momentos. No primeiro há uma visão geral do conteúdo, apresentando a importância  da tomada de decisões individuais dos consumidores de turismo, dando uma abordagem mais ampla na sua visão de mundo, como fator decisivo para se escolher o seu destino. O autor nos mostra quem são esses consumidores, suas motivações, como influenciados e como agem. 


No segundo momento o autor analisa o processo individual de tomada de decisão da demanda e a ligação que este tem com modelos de comportamento do consumidor. Uma questão a ser observada são as diferenças existentes entre as pessoas, pois elas tem diferentes atitudes, percepções, imagens e motivações que influenciam em suas decisões para as viagens que realizarão. As pessoas tem percepções que se diferem uma das outras, nas formas de pensar sobre questões, que são percepções captadas na sua infância, família, experiencias profissionais, educação, livros, programas de televisão, filmes e imagens promocionais.  


O autor destaca ainda como o comportamento do consumidor no turismo precisa ser gerenciado para se compreender as razões que fazem com que o consumidor chegue a sua escolha em relação a um produto turístico. Por isto é necessário estudar o comportamento do turista para saber os seus motivos para o consumo, e diante disto prever os possíveis efeitos nas táticas promocionais antecipando as chances de sucesso em aquisições turísticas, analisando as diferentes segmentações de mercado, baseando no comportamento de compra.

No terceiro momento estudam-se as variáveis que diferem dos patrões de consumo. Esses mudam de acordo com os padrões dos produtos disponíveis, além ainda de se estudar como os indivíduos aprendem a comprar os produtos turísticos, como as variações são complexas e mais pratico, compreender os princípios de comportamento de foram geral, trabalhando de forma interdisciplinar usando as disciplinas de psicologia, sociologia e economia.


No quarto momento o autor discute em subtemas os 4 elementos básicos do processo de decisão do consumidor do turismo, conceituando-os:


Energizadores de demanda: O principal fator é a motivação, considerada fundamental para as analises do comportamento do consumidor, pois induz a sua tomada de decisão. Grande parte das teorias sobre demanda foi construída com base na piramide de Maslow . Para reforçar a teoria da motivação, porém o autor defende que esta bordagem está incompleta, segundo ele para se estudar a motivação em turismo deve-se considerar a economia 


Efetivadores de demanda: O consumidor terá desenvolvido ideias a respeito de uma destinação, um produto ou uma organização, através de um processo de aprendizagem, atitudes e associações, a partir de mensagens promocionais, informações. Isso irá afetar a imagem do consumidor e o conhecimento de um produtor turístico. Servindo assim para elevar ou diminuir os vários energizadores que levam a ação do consumidor.


Os papeis e o processo de decisão: Os turistas podem ser definidos por apresentar papeis diferentes. Está ligada a necessidade de cada um. Vários autores sugeriram características variadas para os papeis do turista. 


Determinantes da demanda: O processo de tomada de decisão do consumidor de turismo é sustentado pelos determinantes da demanda. Ainda que possa haver motivação, a demanda é filtrada, limitada e canalizada devido a fatores econômicos, sociológicos, valores culturais ou psicológico.   

Comentário


A analise do comportamento do consumidor é fundamental para compreender e antecipar a demanda turística, pois ela será influenciada por alguns pontos interligados como desejo, necessidade, tempo livre, dinheiro, a imagens, percepções e atitudes. Graças aos estudos de diferentes grupos e as combinações de característica similares e que é possível segmentar o mercado, possibilitando estudos para trabalhar equipamentos e serviços específicos. Deste modo torna-se mais fácil atender o turista em suas necessidades, desenvolvendo estrategias de marketing específicos e eficazes para cada grupo. Também, a analise do comportamento do turista será essencial na construção de dados estatistifico, por que eles contem observações sobre as motivações que poderá verificar o potencial turístico de um monumento, manifestações culturais ou de um local.


O texto Comportamento do consumidor e a Demanda Turística é interessante e de fácil compreensão, já que e linguagem não é rebuscada. Apresenta objetivo claro, embora ainda há necessidade de desenvolver os estudos sobre a demanda turística. Para tanto esse texto contem reflexões importantes para o conhecimento do estudantes de turismo, pesquisadores, professores ou colaboradores na área da turismologia.  





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