RELATÓRIO DE PALESTRA
Descrição da Atividade:
Descrição da Atividade:
Atividade: 3ª Mostra de Conhecimento e Ação da Newton Paiva
Data:2 horas
Local: Prédio 800, Av Carlos Luz
Data: 07/11/2006
Nome da instituição: Centro Universitário Newton Paiva
Titulo da Palestra: Os Museus no mundo Contemporâneo: Espaço de
Memória.
Duração:2 horas
Palestrante: Maria Elisa
Redação do Relatório:
A palavra museu significa templo das
musas, assim esse espaço era um local sagrado a elas. As musas eram na
antiguidade as deusas da memória.
Nos primórdios o museu não tinha a finalidade reunir objeto para serem apreciados, era somente um espaço para memória. Então O Farol de Alexandria foi uma das primeiras instituições com esta função. Já que era uma biblioteca que reunia varios conhecimento e ao mesmo tempo era um local para pesquisa e estudo de filosofia.
Este foi incendiado sem que resta-se nenhum registro, exceto o relato de alguns filósofos.
Na época medieval os mosteiros passaram a desempenhar este papel, depois as bibliotecas das faculdades.
Nos primórdios o museu não tinha a finalidade reunir objeto para serem apreciados, era somente um espaço para memória. Então O Farol de Alexandria foi uma das primeiras instituições com esta função. Já que era uma biblioteca que reunia varios conhecimento e ao mesmo tempo era um local para pesquisa e estudo de filosofia.
Este foi incendiado sem que resta-se nenhum registro, exceto o relato de alguns filósofos.
Na época medieval os mosteiros passaram a desempenhar este papel, depois as bibliotecas das faculdades.
O museu como coleção de objetos,
abrigava instrumentos que tinha um caráter excepcional, autenticidade de uma
memória muito particular pertencente a elite, assim esta classe
demonstrava seu prestigio social.
Já o museu de história preservava
objetos da historia considerada oficial, também pertencente a classe dominante.
Um exemplo deste tipo de museu é o Museu Ipiranga que contem objetos do
imperador, retrata a independência e contem símbolo das principais figuras
políticas.
No século XX, os museus deixaram de ser
simples espaços para guardar antiguidade, tornando, assim, locais destinados
para a educação. Vários recursos foram utilizados como fontes de informações,
desde vídeos ilustrativo à aparelho de multimídia. Os objetos representados
deixaram de ter um caráter elitizado, passando a ser incluídos ferramentas do
cotidiano que representam um modo de vida, dentre os museus deste estilo
pode-se citas o Museu de Arte e Oficio em Belo Horizonte, o museu do futebol, da língua Portuguesa e o Cata Vento de São Paulo,
Relevância do Aprendizado:
A Oficina possibilitou conhecer a história do museu e como esta
instituição vem desenvolvendo seu foco ao longo do tempo. Também possibilitou
verificar o que é importante no museu contemporâneo, em que o foco não esta
mais no objeto, mas sim no conhecimento em que o visitante pode adquirir ao
visitá-lo.
Através da oficina foi possível verificar a função social que do
museu pois, a construção representa uma ferramenta importante na manutenção da
identidade e cultura local e é um atrativo turístico relevante para a cidade
que deseje que o turista conheça a historia e costumes da população local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário