CONCEITO
A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um
sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem
competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de
fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos. È o termo usado para
inovar o ambiente produtivo da empresa. Um processo empresarial inclui o
planejamento – considerado atividade interna – e a tomada de decisão –
considerada atividade externa. Estas atividades modificam entradas em saídas. São elas que
norteiam a execução do trabalho. A
reengenharia vem modificar o perfil do processo empresarial, proporcionando
mudanças importantes para a Estrutura Organizacional, os Valores
Organizacionais e os Sistemas de Informação. Entretanto, essas mudanças criam
resistências aos empregados que já se consolidaram numa forma de trabalho. Daí
resulta a grande dificuldade para a organização: barrar essas resistências e
fazer com que eles entendam os benefícios deste novo sistema.
OBJETIVO
A reengenharia significa um redesenho radical dos
processos empresariais com o objetivo de obter ganhos dramáticos nos
indicadores de desempenho da empresa: no custo, qualidade, serviço e resultados
com a meta de redirecionar a operação, reduzir custos, melhorar a qualidade, aumentar
a receita, incrementar a orientação do cliente e ajudar na fusão de empresas. É
novidade na radicalidade da sua proposta, na busca do essencial, na orientação
para a definição do negócio. É a única na integração desses pontos inovadores
na busca do melhor desempenho da empresa.
HISTÓRICO
A Revolução Industrial juntamente com a economia industrial, teve inicio na segunda metade do século XVIII. O processo de transformação que criou a organização da nova base tecnológica surgiu no inicio do século XX . Os marcos mais importantes desta transformação foram: os princípios de Taylor na forma de realizar as tarefas; a base da administração dada por Henry Ford e o conceito de divisão da empresa criado por Alfres Sloan na GM. Foi a partir dessa nova estrutura que surgiram os maiores ganhos da economia industrial com uma ampla reprodução em toda atividade humana nesse século. A reengenharia se tornou uma nova forma de realizar um processo a partir de uma nova realidade tecnológica para atingir a performance máxima pelo uso dessa nova tecnologia, assim a reengenharia se repete de tempos em tempos na historia humana sendo classificada como algo cíclico.
AS PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS DA REENGENHARIA:
- Integração
com a tecnologia de informação (TI);
- Relação
clara com a estratégia da empresa;
- Adoção
pela abordagem das empresas através da visão dos processos empresariais;
- Partido
do zero no processo de novas maneiras de espera;
- Adoção do
questionamento de todas as premissas como estratégia;
- Desenho
radicalmente novo do trabalho como fonte de resultado;
- Abordagem
revolucionária;
- Utilização
do esforço periódico;
- Adoção de
nova estrutura organizacional;
- Utilização
do diferencial competitivo como argumento de venda;
- “Mudança
profunda da maneira de obter os produtos e serviços da empresa para
conseguir resultados”, eliminar fronteira entre empresa, cliente e
fornecedores;
- Utilização
de equipes multifuncionais, vários serviços combinados em um único;
- Requer
total e efetivo compromisso e determinação dos executivos senhores;
- Grande
necessidade de recurso tanto em capital como em treinamento;
- Difusão e
orientação através do top-down;
- “Ganho de
produtividade dramático: a nova forma de organizar em processo deve trazer
resultados impressionantes quando comparados com a forma anterior
utilizada na estrutura organizacional da economia industrial”;
- Realização
das etapas do processo em ordem natural;
- Prevalecimento
de operações híbridas centralizadas/descentralizadas;
- Redução
das verificações e controles.
PONTOS
POSITIVOS E NEGATIVOS DA REENGENHARIA
Ø
PONTOS
POSITIVOS
- A reengenharia tem em sua principal finalidade a
obtenção de ganhos notáveis nos índices de desempenho da empresa que a
utiliza, presente no custo, qualidade, serviços e nos resultados finais.
- A reengenharia iluminada reconhece o(s)
problema(s) através de estudos, o sistema é orientado e é posto em prática
através de certezas geradas, nunca com hipóteses.
- Com o passar dos tempos, todas as empresas
passarão pelo processo da reengenharia de diversas formas, qualificando-as
para um maior rendimento e um ganho dramático nos seus indicadores de
desempenho.
- Compreende o que pode ser feito para melhorar a
vida do cliente e a partir daí estabelece metas para essa compreensão
- Uma nova realidade tecnológica é utilizada a fim
de obter performances completas a partir da mesma.
- Na reengenharia de negócios, a construção de
bases fortes para a empresa (organização) enfrentar qualquer tipo de
barreiras de transição e possíveis resistências é garantida.
- Os fornecedores da empresa só têm a ganhar, uma
vez que, a interação empresa/fornecedores passa a ser maior.
Ø
PONTOS
NEGATIVOS
- Ao adotar esse método, a empresa deve estar
ciente que os riscos estão presentes, principalmente se ela ainda
continuar promovendo ajustes em processos que não possuem vínculo com ela.
Estes riscos são baixos, mas podem se apresentar a qualquer momento.
- Ao fazer abordagens sobre a situação atual da
empresa, a reengenharia pode dedicar um esforço muito grande,
proporcionando uma análise mais profunda sobre essas situações, criando,
assim, encontros e traços comuns com idéias antigas que devem ser
eliminadas.
- A reengenharia às cegas trabalha inteiramente
com hipóteses, não garantindo um porto seguro de informações e certezas
sobre a situação atual da organização e o que pode ser feito para
melhorá-la.
- Num futuro próximo todas as empresas contarão
com o processo de reengenharia, porém, com o desenvolvimento das mesmas,
empresas de determinados setores da economia começarão a agir
uniformemente acarretando o fim do lucro antes concebido.
- Na questão financeira, orientações em curto
prazo para resultados requeridos podem gerar um conjunto de reengenharias
totalmente sem coordenação e fragmentadas, reduzindo significativamente a
obtenção de resultados mais amplos e sinérgicos, podendo ocasionar até
mesmo a transformação do negócio.
- Na reengenharia de negócios, a garantia de um
desempenho significativo da empresa (organização) não existe.
VALIDADE/APLICAÇÃO DA ESTRATÉGIA NAS EMPRESAS DE
TURISMO
A Reengenharia vale
para qualquer empresa que necessite de atualização mercadológica, tecnológica,
processual, ou seja, que precise de reformulação de conceitos antes praticados
pela empresa, mas que devido às constantes mudanças mundiais precisam não ser
adaptados, mas na verdade, reprojetados, de acordo com o que a Reengenharia
propõe: quebra de paradigmas e maximização de qualidade, serviços e resultados
com o baixo custo.
Nas empresas de
turismo não acontece diferente, quando mostram sinais de insatisfação dos funcionários,
baixos níveis de expectativas e ambiente inadequado para a realização das
tarefas que são encarregados, é uma indicação do esgotamento da estratégia
usada pela direção no controle do setor operacional, portanto são necessárias
mudanças profundas na abrangência da empresa, no que se refere a sua estrutura,
que clama por transformação.
Com a Reengenharia
aplicada na empresa os funcionários e chefes interagem como uma equipe,
tornando cada tarefa a ser executada importante para o alcance dos objetivos
traçados pela organização no seu plano de mudança, mas para que este resultado
seja real é preciso que haja a chamada “reengenharia iluminada”, realizada na
transformação profunda dos processos, analisando primeiramente o que causa
danos à empresa, e a partir daí, perceber o efeito que esse problema traz
consigo, isso pode ser feito através da comparação da empresa com seus
concorrentes. Logo após é preciso conversar com o cliente, pois ele é quem
melhor identifica os “pecados” que a organização comete. Dessa forma então
parte-se para o ponto de ações práticas de melhoria na qualidade do serviço
oferecido, cujos benefícios se traduzem em metas a serem alcançadas pelas
empresas. Logo é fundamental escolher os equipamentos necessários a eficácia
dos objetivos traçados e saber administra-los para que isso realmente ocorra.
Portanto o valor da
Reengenharia para as empresas de turismo é evidente, afinal elas trabalham a
todo tempo com atualização e visão holística, princípios de primazia da
Reengenharia necessários à reprojeção da empresa, não somente para o futuro,
mas fundamentais para as mudanças constantes que acontecem no presente.
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