Translate

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de abril de 2020

CENÁRIOS DE ITABIRITO RETRADO ATRAVÉS DOS MEUS QUADROS ANTIGOS

Alto do Cristo



Quem está em Itabirito é quase impossível não conseguir visualizar o Alto Cristo. Ele é visível em qualquer ponto da cidade. O lugar ainda possui a antiga cruz posta antes da construção do Cristo Redentor. Essa imagem possui 18 metros, sendo três de pedestal e 15 da figura propriamente dita.
Com 1.179 metros é um dos principais mirantes do município, onde se pode avistar a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomi, Pico de Itabirito, Morro do chapéu a Serra do Caraça, além da cidade de Itabirito. O local também é denominado Morro do Cruzeiro e sedia campeonatos de Mountain Bike e Downhill.


Igreja do Rosário 



    Está localizada no alto da Rua do Rosário. Foi construída no inicio do século XVIII. É considerado um Monumento do Patrimônio Artístico Nacional pela suavidade das linhas dos altares tendo a característica mais artística.  A igreja é cercada por muros baixos de pedras com bela escada na entrada representando o estilo barroco. 

Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem



Encontra-se no alto da colina, sua construção foi nos anos de 1710 a 1721 com a execução dos portugueses. A igreja apresenta um estilo barroco colonial, com torres num estilo bizantino. Possui mais de um altar com colunas em espiral salomônicas douradas com grande beleza. A pintura está conservada, no teto é representada uma bela pintura a Ave Maria. Na sua construção teve a participação de muitos padres. 
 
O Pico de Itabirito 

É considerado um patrimônio histórico natural tombado pela Constituição do Estado de Minas Gerais  em 1989.  Trata-se de uma elevação de 1.586 metros utilizada pelos bandeirantes como marco de orientação. Originou-se um monólito, ou seja constitui de um único bloco de hematita compacta com alto teor de ferro. Composta de uma reserva de aproximadamente 94 milhões de toneladas do minério.

Praça 1º de Maio 


A praça 1º de Maio é uma homenagem ao dia do trabalhador. Está localizada numa área importante da cidade, dentro do centro comercial e próximo a prefeitura. Na atualidade foi construído, ao lado, um prédio que abriga o banco. Esse não existia quando pintei esse quadro. O que havia era uma casa murada e arborizada. 

No geral as praças têm um papel fundamental no cotidiano do povo mineiro, pois é um lugar de socialização. É nela onde há a possibilidade de refugio das atividades rotineira. As pessoas se concentram para bater um papo, ou para descansar em seus bancos.

Possibilita também a quebra da cotidiana, já que é um espaço reservado para vários eventos. Deste a apresentação de banda, feiras de todo os tipos, jogos e gincanas.

Rua do Rosário 

A presença de edificações históricas na Rua do Rosário, onde residências e comércios coexistem, evidencia sua importância como uma via central em Itabira do Campo nos séculos XVIII e XIX.

Partindo da igreja matriz, os tropeiros e viajantes que se dirigiam ao morro do João Pinto e ao Vale do Paraopeba passavam pela Rua do Rosário, onde encontra-se um templo religioso protegido como Monumento Nacional desde 1955.

Essas rotas mantiveram sua relevância até o final do século XIX, quando o centro urbano de Itabira do Campo começou a se deslocar das áreas elevadas para as planícies ao redor do Rio Itabira, atualmente conhecido como Rio Itabirito.

Alguns edifícios de dois andares na Rua do Rosário apresentam uma fusão de estilos arquitetônicos, combinando elementos da arquitetura colonial tanto urbana quanto rural, como o uso de pedra na base, varandas em balcão e a destinação do térreo para atividades comerciais.

Essa composição arquitetônica singular confere a esta área um caráter único, possivelmente sem precedentes, dentro do contexto dos cenários urbanos remanescentes em Minas Gerais daquela época.


Usina da Esperança

 

 

 Alto forno

Trata-se do primeiro alto forno de carcaça de aço criado no Brasil, já que anteriormente o essa maquinário era importado da Inglaterra. A estrutura foi erguido em pedra e revestido de tijolos refratários fabricado com o barro retirado da Grota das Cobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário