Conceito de Educação Ambiental
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
Casa de Educação Ambiental:
A casa de educação ambiental foi construída em 1996, em parceria com a Vale, é composta por um auditório para 70 pessoas, onde tem palestras, exposições educativas e seminários. Contem um centro de documentação, onde podem ser feitas pesquisas escolares.
Borboletário
O Borboletário existe no zoológico desde 1996 e foi o primeiro da América do Sul aberto à visitação. O Borboletário é constituído por um auditório que tem painéis educativos e informativos e onde os visitantes podem assistir vídeos sobre borboletas e mariposas; viveiro de exposição, laboratório de lagartas e horto.
Público-alvo: grupos de estudantes e visitantes em geral.
Formas de Abordagem: visitas ao local e dentro do viveiro, painéis educativos e vídeos, com guias orientando os visitantes.
Infra-estrutura: Viveiro, laboratório de lagartas, horto, falar sobre o que vimos.
Projeto A Trilha do Lobo
A Trilha do Lobo é uma caminhada feita em grupos em uma trilha na reserva da mata do cerrado criada pela Fundação, com vestígios colocados propositalmente sobre a alimentação, habitat e costumes do lobo-guará. Um guia segue o público tirando dúvidas e os orientando. A visita oferece instruções sobre o bioma, animais e plantas. Essa atividade também tenta tirar a idéia de “lobo-mau” criada pelas histórias infantis.
Público-alvo: alunos acima de 07 anos, terminando a quarta série, entrando para a quinta (prestar atenção: o Délcio nos disse terminando quarta serie, no site está cima de 07 anos)
Forma de abordagem: são feitas visitas na trilha e guias orientando. As visitas são agendadas para quintas-feiras nos horários de 9h às 11h e de 14h às 16h. São grupos de 10 alunos por vez.
Estrutura física: trilha
Oficina de Plantar
Alunos aprendem desde o preparo da terra até o plantio em lugares certos para elas se desenvolverem. Influi na percepção da importância das plantas em relação aos outros seres vivos. Ajuda a despertar o jardineiro em cada um, fazendo-os pegarem na terra, plantarem e acompanhar seu desenvolvimento.
Ao final as crianças podem levar suas mudinhas.
“Quais os objetivos da atividade?
- ensinar a cultivar e cuidar de uma planta jovem (muda);
- reconhecer as plantas como seres vivos que dependem de condições adequadas para viver;
- informar sobre o trabalho de cultivo de plantas do Jardim Botânico; e
- atender à demanda de instituições que desejam aprofundar o conhecimento sobre o manejo e cultivo de plantas.”
Público-alvo: grupos escolares e de outras instituições, para pessoas a partir de 4 anos.
Forma de abordagem: orientação de estagiários, jardineiros e monitores, atende até 40 alunos por turno, apresenta uma exposição com painéis, mini-sementeiras, minhocário, compostagem, mudas e vasos.
Estrutura física: área de visitação do Jardim Botânico
Necessidades Especiais e terceira idade
Atividades diversificadas com portadores de deficiência física ou mental e terceira idade, por meio de contato com a natureza.
Publico alvo: portadores de necessidades físicas, mentais e terceira idade.
Formas de abordagem: é feito um roteiro que se adapta às necessidades do grupo
Estrutura física: depende do roteiro
Atendimento a educadores
“Trata-se de uma visita especial para propiciar aos educadores reflexões sobre sua prática e apresentar as potencialidades educativas das visitas aos jardins Botânico e Zoológico.” SITE
Público-alvo: educadores
Formas de abordagem: visita pelo jardim botânico e zoológico (”bate-papo sobre objetivos, expectativas, atividades oferecidas e recomendações gerais para visitas à FZB-BH. A segunda consta de uma caminhada pela área de visitação do Jardim Botânico ou Jardim Zoológico para apresentação de locais, informações e estratégias para melhor aproveitamento das visitas.”) SITE
Estrutura física: jardim botânico e zoológico
Zooboteca
“Inaugurada em 11 de dezembro de 2001. As pessoas são estimuladas a conhecer a natureza através do uso dos diversos sentidos. O principal foco é o trabalho com os biomas brasileiros (Cerrado, Mata Atlântica, Floresta Amazônica, Pantanal, Caatinga e Campos Sulinos).” SITE
Público-alvo: visitantes (25 por vez)
Forma de abordagem: visita ao local
Estrutura: aquela casinha q vc colocou a cabeça dentro da janela. Descreva-a... rs
Exposição da Zoo-Botânica
“A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte criou, em 2002, o projeto "A Zoo-Botânica vai até você" para levar o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico e o Parque Ecológico da Pampulha a crianças e adultos que têm dificuldade de estar visitar os animais e plantas. Este trabalho consiste em exibir modelos interativos e contemplativos, jogos, kits de ovos, mudas de pele, penas e outros materiais em locais que reúnam grande número de pessoas e que possibilitem a exposição e interação do público com os exemplares.” SITE
Público-alvo: “crianças e adultos que têm dificuldade de estar visitar os animais e plantas” SITE
Forma de abordagem e estrutura: “Para a exposição, são selecionados locais onde é possível a atividade e que tenham um público característico do projeto. Um aspecto interessante do projeto é a capacidade de se adaptar aos diferentes espaços: locais abertos, fechados, pequenos e grandes. Os modelos possibilitam uma variedade de combinações. A equipe do projeto considera que dificilmente uma exposição será idêntica à outra.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário