No
mercado turístico as instituições dos setores público e privado precisam
conhecer os seus clientes e o que esperam em uma viagem. Necessitam saber
transmitir a disponibilidade dos produtos e serviços turísticos aos fregueses
em potenciais e converte-los em freguês reais. Por isso ultimamente há um
processo permanente de segmentação da demanda turística, que vai criar grupos
de consumidores usuários dos serviços turísticos, unidos segundo as
preferências sociais, culturais e religiosas. Para esta demanda fragmentada o
ideal é oferecer produtos que correspondem às necessidades e os anseios de cada
nicho encontrado no mercado.
As
cobranças por serviços e produtos de qualidade e por preços correspondentes ao
que é oferecido; a concorrência cada vez maior num ambiente competitivo e a
intensa transição de tendências transforma obsoleto alguns produtos turístico e
obrigam as corporações a se adaptarem aos novos tempos. Para se manter, o ideal
é que as empresas agrupem consumidores com comportamento de comprar similares, a
partir deste ponto, os esforços de marketing se concentram em conquistar este
nicho. Um segmento de mercado bem determinado permitir a aplicação eficiente
das ferramentas do marketing.
As
empresas que conhecem perfeitamente seus clientes e o mercado que atua terá maiores
vantagem na venda, pois estas direcionam de forma eficaz seus recursos
financeiros e adapta seus serviços ao que o segmento necessita e deseja.
Segundo
Ansarah as ferramentas de marketing só são eficientes quando são:
“Mensurável
em tamanho e outras variáveis”
“Acessível
por meio de promoção, a canais de distribuição existentes ou potenciais”
“Substancial,
grande ou lucrativo o suficiente para servir como mercado alvo”
“Defensável,
em termos de características suficientemente singulares para justificar
iniciativas ou programas de marketing específicos que possam enfrentar a
abordagem de massa dos concorrentes”.
“Durável,
mantendo-se com o passar do tempo.”
“Competitivo
a ponto de seu atendimento proporcionar vantagens sobre a concorrência"
Há
varias forma desenvolvida para segmentar o mercado turístico. As principais as
quais usam os seguintes critérios:
Idade – Turismo infantil, turismo juvenil, Turismo meia
idade, turismo de terceira idade.
Nível
de renda – Turismo popular, turismo
de classe média e turismo de luxo.
Distancia
do local emissor – Turismo local, turismo
regional, turismo nacional, turismo continental, turismo intercontinental.
Tipo
de grupos – turismo individual,
turismo de casais, turismo de família e turismo de grupo.
Sentido
de fluxo – turismo emissivo, turismo
receptivo.
Mais
hoje o mais usado é pela motivação da viagem
Quando a motivação é eventos e negocio temos.
Turismo de Evento
É considerado
Turismo de evento quando há deslocamento de pessoas para participar de algum
evento de caráter cientifico, cultural, ecológico tecnológico, promocional ou
esportivo. O conceito sobre esta modalidade ainda trás subdivisão no chamado
turismo de congresso e turismo de conversão.
O publico que
integra este segmento, pode ser tanto um visitante quanto um palestrante.
Turismo de Negócios
O turismo de negócio contribui para o crescimento
da economia, porque esse nicho de mercado agrega valores à receita financeira
do lugar, podendo ser ou não ser uma atividade complementar ou principal do
local. É uma espécie de mercado que, quando bem gerenciado, não sofre com a
baixa e alta temporada, como acontece em outras modalidades de turismo. Por
isso que as empresas aéreas e as de aluguel de carro e de hospedagem têm interesse
particular nesse segmento.
Entende-se turismo de negocio um
agregado de atividades de viagem voltada a reuniões, fechamento de negócios,
firmamento de convenio, treinamento de pessoal, estabelecimento contratos,
venda e compra de novas tecnologias ou para conhecer o mercado de alguma aérea.
Quando a motivação é natureza temos:
Ecoturismo ou Turismo verde
É um turismo de
contemplação da natureza, por isso exige uma profunda interação com o meio
ambiente natural. Zela pela preservação
do patrimônio natural e pela conscientização do praticante. Além de procurar
promover o bem estar da comunidade receptora.
O ecoturismo pode integrar outras
modalidades de turismo, como o turismo de aventura, turismo de pesca esportiva,
turismo rural etc.
Turismo de Aventura
De acordo com Ramos, Turismo de Aventura
é classificado como uma atividade de lazer que acontece em um local exótico, remoto
ou de vida selvagem e que oferece alto risco na atividade, por isso precisa ser
minuciosamente planejada. Os meios locomoção, na maioria da vezes, são
incomuns. Contem número reduzido de praticantes.
Turismo de Pesca Esportiva
É um segmento muito
especifico para quem gosta do contato com a natureza e de passar horas pescando
na beira de rios, lagos ou de reservatórios. Como toda espécie de turismo deve-se
ter uma preocupação com o meio ambiente.
https://www.youtube.com/watch?v=_HkLcuXpM-Q
Turismo de Mergulho
É um segmento dedicado à aqueles que tem
interesse de descobrir o habitar de animais e a beleza do relevo de locais
escondidos debaixo d’ água. Também há a prática de visitar navios ou até mesmo
construções que foram submergidos.
Neste tipo de turismo há dois tipos de publico,
o mergulhador turista e o turista mergulhador
O mergulhador turista possui treinamento
na pratica de mergulho e tem credencial para tal atividade. A finalidade das
viagens é encontrar um destino propício para o mergulho. Ou seja, o freguês é
um mergulhador profissional.
Já o turista mergulhador, o principal
motivo da viagem é o descanso. O mergulho é uma atividade complementar decorrente
do roteiro.
Turismo de sol e praia
É uma das formas de turismo mais procuradas
em todo o mundo, por isso o retorno financeiro é garantido nos municípios
litorâneo.
Mais do que procurar descanso o cliente
busca divertimento, por isso empresários do setor investem em atrações a beira
mar.
Quando a motivação é a vida Rural temos:
Turismo no meio rural
São as atividades de lazer realizadas na área rural. Este conceito abrange varias alternativa de turismo, dentre as quais o turismo rural, turismo de negocio, turismo esportivo.
Turismo Rural
Esta modalidade foi implantada no Brasil,
inicialmente em Santa Catarina na década de 1980. A Embratur especificou o
turismo rural como "O conjunto de atividade turísticas desenvolvidas no
meio rural ".
As atividades desenvolvidas são típicas
da zona rural, utilizando todos os recursos das áreas rurais para o
desenvolvimento da atividade turística, dentre as atividades estão a
manifestações culturais, os hábitos, a produção leiteira, o plantio, as
colheitas.
O turismo rural é uma forma de fixa o
homem em seu meio evitando o êxodo rural, Mas deve haver sempre uma integração
entre a área urbana e rural, uma deve participar do processo de desenvolvimento
do outra.
Agroturismo
Consiste em atividades ligadas ao turismo que são complementares ao trabalho
agrícola. O turismo não é a atividade principal mas, completa a renda familiar,
através de roteiros programados ou não.
Os meios de hospedagens são os mesmos utilizados pelos moradores e
trabalhadores. As acomodações podem receber algum tipo de conforto adicional.
Quando a motivação é espiritualidade temos:
Turismo religioso
É uma das formas
mais antigas de turismo, pois deste épocas remotas o homem tinha como habito fazer
peregrinações a lugares religiosos e a participar de rituais em locais
distantes.
O turista
religioso é aquele que viaja movido pela fé. Por isso é freqüente o freguês
viajar para locais de retiros espirituais.
O turismo
religioso esta integrado ao turismo cultural, visto que as praticas religiosas
possui caráter cultural.
Esoturismo ou Turismo Esotérico
É um tipo de turismo onde as pessoas
deslocam para lugares conhecido, cujo o roteiro programado possibilita a
experiencias mistica ou energéticas.
Quando a motivação é prato ou produto tipico temos:
Turismo Gastronômico
O principal foco desta modalidade é
proporcionar prazer atraves da degustação. Além de expressar a cultura
pois, toda cozinha reflete a história do povo e da nação.
Os participantes desta modalidade
procuram saciar o apetite
degustando a comida local.
Enoturismo
As viagens têm
como objetivo a apreciação do sabor e aroma dos vinhos, juntamente com a
exposição da história. Neste segmento é possível perceber o processo de
fabricação do vinho, desde a plantação, colheita, fabricação e o engarrafamento
do vinho.
Alem presenciar da técnica de produção,
Nas fazendas podem ser também oferecido outros produtos como geleia e doce a base de uva. Já no município
é possível assistir apresentações culturais que no Brasil, na maioria, esta
ligada a herança Italiana.
Quando a motivação é conhecimento temos:
Turismo cientifico
Esse segmento atrai pessoas que realizam estudos ou trabalho cientifico. Geralmente o grupo ou pessoa interessada são cientistas que estão dispostos a entrar em florestas, em pântanos ou em áreas arqueológicas com a finalidade de analisar o objeto de estudo.
Uma das mais famosas de viagem foi a de Charles Darwin a bordo do HMS Beagle, entre 27 Dezembro 1831 e 2 Outubro 1836. Através de suas anotações Charles desenvolveu o trabalho "A origem das espécies".
Outra importante expedição foi do linguista Jean François Champolion. Depois de desvendar os hierógrafos, ele viajou até o Egito para confirmar seus estudos, dando origem a um nova ciência " a Egiptologia".
Turismo ecoliterário
Viagens cujos roteiros são inspirados nos enredos de obras literárias, no qual descrevem certas localidades rural ou urbana e os costume destas. A literatura despertando o interesse do leitor em vivenciar as experiências vividas nos livros.
Turismo Pedagógico ou turismo educacional
Envolvem atividades ligada ao ensino. "consiste na organização de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da própria instituição de ensino com programas e aulas e visitas a ponto de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes" BENI p. 473
Envolvem atividades ligada ao ensino. "consiste na organização de viagens culturais mediante o acompanhamento de professores especializados da própria instituição de ensino com programas e aulas e visitas a ponto de interesse para o desenvolvimento educacional dos estudantes" BENI p. 473
Para Beni (2007) o turismo cultural trata-se da demanda de turista a lugares que tenham como produto principal, a herança histórica do homem em diferentes épocas. Simbolizado no acervo cultural e no patrimônio, presente em ruínas, nos museus, arquitetura e nas obras de arte.
https://www.youtube.com/watch?v=-f3NzmRHwJo
VEJA MAIS SOBRE AS TRADIÇÕES POPULARES NOS LINK:
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/05/lendas-e-contos.html
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/12/grandes-personagens-da-cultura-popular.html
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/09/folguedos.html
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/05/lendas-e-contos.html
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/12/grandes-personagens-da-cultura-popular.html
http://anytamarques.blogspot.com.br/2011/09/folguedos.html
Referências bibliográficas
ANSARAH,
Marilia Gomes dos Reis. Turismo e segmentação de mercado: novos segmentos. In:
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi et al (Eds.). Análises regionais e globais do turismo
brasileiro. São Paulo: Roca, 2005.